Fechar [X]
Logomarca Governo de Goiás
Portal de Serviços
Portal do Empreendedor Goiano

COOPERATIVA

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido.

Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns.

Uma Cooperativa se diferencia de outros tipos de associações de pessoas por seu caráter essencialmente econômico. A sua finalidade é colocar produtos ou serviços dos cooperados no mercado, em condições mais vantajosas. Desse modo, a Cooperativa pode ser entendida como uma “empresa” que presta serviços aos cooperados.

Embora sobre vários aspectos uma Cooperativa seja similar a outros tipos de empresas e associações, ela se diferencia na sua finalidade, na forma de propriedade e de controle, e na distribuição dos benefícios por ela gerados. Essas diferenças definem uma Cooperativa e explicam seu funcionamento. Para organizar essas características e possibilitar uma formulação única para o sistema, foram estabelecidos os princípios do cooperativismo, pelos quais todas as cooperativas devem balizar seu funcionamento e sua relação com os cooperados e com o mercado. Aceitos no mundo inteiro como a base para o sistema, sua formulação mais recente estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional data de 1995.

NOTÍCIAS

Vapt Vupt Araguaia Shopping passará por reformas

A unidade do Vapt Vupt do Araguaia Shopping, em Goiânia, vai passar por reformas para adequar suas instalações visando garantir melhor atendimento aos usuários e mais agilidade aos serviços.  Para que as obras civis possam ser executadas, a unidade suspenderá o atendimento ao público entre os dias 25 de novembro até o próximo dia 3 de dezembro. O funcionamento normal será retomado no dia 04 de dezembro às 7h.

Mais três municípios aderem ao Portal do Empreendedor Goiano

Mais três municípios aderem ao Portal do Empreendedor Goiano

Mais três municípios aderiram à plataforma tecnológica e empresarial da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Representantes das prefeituras de Anápolis, Ipameri e Catalão assinaram termo de cooperação oficializando a sua integralização ao Portal do Empreendedor Goiano, o que possibilitará a abertura de empresas nestas cidades pela internet, integrando os serviços das esferas municipal, estadual e federal.

Abertura de empresas em outubro cresce 11,8%

A abertura de empresas no último mês de outubro em Goiás foi 11,8% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 1.420 novas inscrições, contra 1.270 no mesmo mês de 2016.​

Prefeitura de Rio Verde assina convênio com Juceg

Prefeitura de Rio Verde assina convênio com Juceg

  A presidente em exercício da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Eliene Feitosa, assinou na sexta-feira (11 de novembro) convênio com o município de Rio Verde de adesão ao Portal do Empreendedor – sistema que possibilita a abertura de empresas pela internet, integrando os serviços das três esferas. A reunião foi realizada na sede da prefeitura da cidade e contou com a participação do prefeito, Paulo do Vale.

Vapt Vupts não funcionarão no feriado da Proclamação da República

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), através da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, informa que, em virtude do feriado nacional da Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro, quarta-feira, as unidades do Vapt Vupt em todo o Estado não funcionarão. Na quinta-feira (16/11) as atividades voltarão ao normal.