Fechar [X]
Logomarca Governo de Goiás
Portal de Serviços
Portal do Empreendedor Goiano

COOPERATIVA

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido.

Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns.

Uma Cooperativa se diferencia de outros tipos de associações de pessoas por seu caráter essencialmente econômico. A sua finalidade é colocar produtos ou serviços dos cooperados no mercado, em condições mais vantajosas. Desse modo, a Cooperativa pode ser entendida como uma “empresa” que presta serviços aos cooperados.

Embora sobre vários aspectos uma Cooperativa seja similar a outros tipos de empresas e associações, ela se diferencia na sua finalidade, na forma de propriedade e de controle, e na distribuição dos benefícios por ela gerados. Essas diferenças definem uma Cooperativa e explicam seu funcionamento. Para organizar essas características e possibilitar uma formulação única para o sistema, foram estabelecidos os princípios do cooperativismo, pelos quais todas as cooperativas devem balizar seu funcionamento e sua relação com os cooperados e com o mercado. Aceitos no mundo inteiro como a base para o sistema, sua formulação mais recente estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional data de 1995.

NOTÍCIAS

Em janeiro, Juceg registra 1.609 novas empresas em Goiás

O número de empresas abertas em Goiás em janeiro avançou 22% em relação a dezembro. Foram 1.609 novos negócios registrados pela Junta Comercial do Estado (Juceg), contra 1.309 no último mês de 2017. 

Vapt Vupt funcionará em horário especial no feriado prolongado de carnaval

As unidades do Vapt Vupt funcionarão em horários especiais durante o feriado prolongado de Carnaval. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) definiu os horários de funcionamento após a divulgação do Decreto 9.157, de 7 de fevereiro de 2018, que determina ponto facultativo no dia 12 de fevereiro.

Juceg alerta sobre mudanças na composição do nome empresarial de MEs e EPPs

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) informa que as expressões “ME” ou “EPP” não podem mais compor o nome empresarial nos processos que envolvam eventos de abertura (constituição/inscrição), alteração de nome empresarial (evento 220), e enquadramento, Reenquadramento ou Desenquadramento de Porte. 

Lousa comanda debate sobre simplificação e padronização de registro empresarial

O presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa, comandou na manhã desta terça-feira (30 de janeiro) reunião com representantes de todas as Juntas Comerciais do País com o objetivo de planejar ações de simplificação e padronização do registro empresarial no Brasil, em 2018. O encontro, realizado em Teresina (PI), faz parte da agenda da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), entidade presidida por Lousa desde o último ano (2017).

Juceg abre novo posto de atendimento em Aparecida

Os serviços da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) agora já estão disponíveis no Vap Vupt de Aparecida de Goiânia. O novo guichê entrou em operação nesta segunda-feira (29 de janeiro). Veja abaixo os horários de funcionamento e endereço da unidade.