EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio, atividade empresarial. Trata-se de uma empresa que é titulada por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do negócio. Um empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não vigora o princípio da separação do patrimônio.

O proprietário responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos etc.) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens).

O inverso também acontece, ou seja, o patrimônio integralizado para a exploração da atividade comercial também responde pelas dívidas pessoais do empresário e do cônjuge. A responsabilidade é, portanto, ilimitada nos dois sentidos.

A empresa (nome comercial) deve ser composta pelo nome civil do proprietário, completo ou abreviado, podendo aditar-lhe um outro nome pelo qual seja conhecido no meio empresarial e/ou a referência à atividade da empresa. Se tiver adquirido a empresa por sucessão, poderá acrescentar a expressão "Sucessor de" ou "Herdeiro de".

Diferença entre Micro e Pequena Empresa:

- Micro Empresa: fatura até R$ 360.000,00 por ano

- Pequena Empresa: fatura de R$ 360.000,00 até R$ 3.600.000,00 por ano.

Vapt Vupt não funciona dia 21 de abril

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) informa que no próximo sábado (21/04) as unidades do Vapt Vupt, espalhadas por todo o Estado, não funcionarão em virtude do feriado nacional de Tiradentes.     Goianira A unidade do Vapt Vupt de Goianira vai funcionar apenas na parte da manhã nesta sexta-feira (20/04). No período vespertino a unidade estará fechada porque haverá desinsetização do prédio. Imagem - Avai Correa

Juceg comunica suspensão temporária das atividades no vapt vupt em Goiás

A unidade do Vapt Vupt  de Goiás comunica o fechamento temporário do guichê de atendimento a partir desta semana até o dia  11 de maio de 2018.  Buscando garantir o melhor atendimento, Informamos que os usuários poderão procurar neste período, atendimento no Escritório Regional de Itaberaí (dentro da ACIAPI).

Juceg abre guichê de atendimento em Anicuns

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) começa a oferecer seus serviços na unidade do Vapt Vupt de Anicuns nesta terça-feira (17de abril). A abertura do guichê de atendimento é fruto de parceria com a prefeitura do município. Todos os serviços de informações, protocolo de processos e de análise de Livros Mercantis passam a ser oferecidos no local.

Vapt Vupt Cerrado começa a operar

Já está em funcionamento, desde a manhã desta sexta-feira, a unidade do Vapt Vupt Cerrado, localizada dentro do Shopping Cerrado, na Avenida Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário – em Goiânia.

Goiás encerra o 1° trimestre com melhor saldo de abertura de empresas dos últimos 5 anos

A abertura de empresas no primeiro trimestre deste ano em Goiás foi a melhor dos últimos cinco anos e apresentou um crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 5.282 novas inscrições de janeiro a março de 2018, contra 5.052 em 2017. (veja quadro abaixo)