EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio, atividade empresarial. Trata-se de uma empresa que é titulada por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do negócio. Um empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não vigora o princípio da separação do patrimônio.

O proprietário responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos etc.) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens).

O inverso também acontece, ou seja, o patrimônio integralizado para a exploração da atividade comercial também responde pelas dívidas pessoais do empresário e do cônjuge. A responsabilidade é, portanto, ilimitada nos dois sentidos.

A empresa (nome comercial) deve ser composta pelo nome civil do proprietário, completo ou abreviado, podendo aditar-lhe um outro nome pelo qual seja conhecido no meio empresarial e/ou a referência à atividade da empresa. Se tiver adquirido a empresa por sucessão, poderá acrescentar a expressão "Sucessor de" ou "Herdeiro de".

Diferença entre Micro e Pequena Empresa:

- Micro Empresa: fatura até R$ 360.000,00 por ano

- Pequena Empresa: fatura de R$ 360.000,00 até R$ 3.600.000,00 por ano.

Vapt Vupt Araguaia Shopping passará por reformas

A unidade do Vapt Vupt do Araguaia Shopping, em Goiânia, vai passar por reformas para adequar suas instalações visando garantir melhor atendimento aos usuários e mais agilidade aos serviços.  Para que as obras civis possam ser executadas, a unidade suspenderá o atendimento ao público entre os dias 25 de novembro até o próximo dia 3 de dezembro. O funcionamento normal será retomado no dia 04 de dezembro às 7h.

Mais três municípios aderem ao Portal do Empreendedor Goiano

Mais três municípios aderiram à plataforma tecnológica e empresarial da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Representantes das prefeituras de Anápolis, Ipameri e Catalão assinaram termo de cooperação oficializando a sua integralização ao Portal do Empreendedor Goiano, o que possibilitará a abertura de empresas nestas cidades pela internet, integrando os serviços das esferas municipal, estadual e federal.

Abertura de empresas em outubro cresce 11,8%

A abertura de empresas no último mês de outubro em Goiás foi 11,8% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 1.420 novas inscrições, contra 1.270 no mesmo mês de 2016.​

Prefeitura de Rio Verde assina convênio com Juceg

A presidente em exercício da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Eliene Feitosa, assinou na sexta-feira (11 de novembro) convênio com o município de Rio Verde de adesão ao Portal do Empreendedor – sistema que possibilita a abertura de empresas pela internet, integrando os serviços das três esferas. A reunião foi realizada na sede da prefeitura da cidade e contou com a participação do prefeito, Paulo do Vale.

Vapt Vupts não funcionarão no feriado da Proclamação da República

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), através da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, informa que, em virtude do feriado nacional da Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro, quarta-feira, as unidades do Vapt Vupt em todo o Estado não funcionarão. Na quinta-feira (16/11) as atividades voltarão ao normal.