Com o objetivo de contribuir com o Plano de Desenvolvimento Integrado – Goiás 2038, o Governo Estadual e a consultora Macroplan elaboraram uma pesquisa online para traçar novas estratégias sobre o futuro de Goiás. Além de ter a participação do Fórum Empresarial goiano e de instituições de ensino superior e de qualificação profissional, o governo quer contar também com a opinião dos cidadãos.
Para a participação da população neste Plano, o governo estadual disponibilizou o questionário da pesquisa online em todos os sites e redes sociais institucionais, através do banner “Goiás 2038” ou pelo acesso direto ao endereço eletrônico.
As informações obtidas a partir dessa coleta de respostas se unirão a outros dados, como indicadores socioeconômicos e fatores políticos recentes para, então, compor o desenho do cenário prospectivo para Goiás nos próximos 20 anos. O projeto deve ser concluído em março de 2018.
Influências
Dentro do que foi apurado no estudo prévio da Macroplan, Goiás já apresenta muitas perspectivas econômicas favoráveis a um desenvolvimento crescente e capaz de sustentar-se como um estado promissor. Entretanto, muitos fatores precisam ser considerados até 2038, que envolvem principalmente decisões governamentais, tanto a nível nacional como estadual.
Dois fatores farão grande diferença nas próximas décadas e serão imprescindíveis no futuro econômico de Goiás. Um deles é a forma como serão aplicadas as reformas adotadas pelo governo federal e o outro está relacionado às políticas públicas de atratividade de novos investimentos para Goiás.
Cenários competitivos
O estudo traçou uma linha cruzada entre estes dois fatores, gerando quatro cenários. No primeiro cenário, o país e o estado seguem juntos na melhor das perspectivas, adotando reformas nacionais promissoras e impulsionando as potencialidades goianas. Com isso, teremos o cenário da competitividade inclusiva, sistêmica e até acima da média.
No segundo cenário, apenas Goiás cumpre o seu papel de impulsionar as atratividades geoeconômicas, enquanto o país segue com reformas lentas. Este seria o cenário da competitividade com barreiras. O estado cresceria, porém de forma estimulada.
No terceiro cenário, o país conseguiria implantar as reformas importantes e seguiria um caminho com economia de mercado aberta, sem protecionismo, enquanto Goiás, não conseguiria impor seus atrativos de mercado. Neste cenário, prevaleceria uma competitividade declinante. Goiás cresceria, mas de forma lenta e poderia ser facilmente superado por outros estados.
E no último e pior cenário, se o Brasil mantiver a morosidade de reformas e Goiás não tiver atratividade de investimentos os goianos viveriam um cenário de decadência competitiva, em momentos de provável crise ou economia com menores chances de crescimento.

Vapt Vupt Araguaia Shopping passará por reformas

A unidade do Vapt Vupt do Araguaia Shopping, em Goiânia, vai passar por reformas para adequar suas instalações visando garantir melhor atendimento aos usuários e mais agilidade aos serviços.  Para que as obras civis possam ser executadas, a unidade suspenderá o atendimento ao público entre os dias 25 de novembro até o próximo dia 3 de dezembro. O funcionamento normal será retomado no dia 04 de dezembro às 7h.

Mais três municípios aderem ao Portal do Empreendedor Goiano

Mais três municípios aderiram à plataforma tecnológica e empresarial da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Representantes das prefeituras de Anápolis, Ipameri e Catalão assinaram termo de cooperação oficializando a sua integralização ao Portal do Empreendedor Goiano, o que possibilitará a abertura de empresas nestas cidades pela internet, integrando os serviços das esferas municipal, estadual e federal.

Abertura de empresas em outubro cresce 11,8%

A abertura de empresas no último mês de outubro em Goiás foi 11,8% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 1.420 novas inscrições, contra 1.270 no mesmo mês de 2016.​

Prefeitura de Rio Verde assina convênio com Juceg

A presidente em exercício da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Eliene Feitosa, assinou na sexta-feira (11 de novembro) convênio com o município de Rio Verde de adesão ao Portal do Empreendedor – sistema que possibilita a abertura de empresas pela internet, integrando os serviços das três esferas. A reunião foi realizada na sede da prefeitura da cidade e contou com a participação do prefeito, Paulo do Vale.

Vapt Vupts não funcionarão no feriado da Proclamação da República

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), através da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, informa que, em virtude do feriado nacional da Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro, quarta-feira, as unidades do Vapt Vupt em todo o Estado não funcionarão. Na quinta-feira (16/11) as atividades voltarão ao normal.