Com o objetivo de contribuir com o Plano de Desenvolvimento Integrado – Goiás 2038, o Governo Estadual e a consultora Macroplan elaboraram uma pesquisa online para traçar novas estratégias sobre o futuro de Goiás. Além de ter a participação do Fórum Empresarial goiano e de instituições de ensino superior e de qualificação profissional, o governo quer contar também com a opinião dos cidadãos.
Para a participação da população neste Plano, o governo estadual disponibilizou o questionário da pesquisa online em todos os sites e redes sociais institucionais, através do banner “Goiás 2038” ou pelo acesso direto ao endereço eletrônico.
As informações obtidas a partir dessa coleta de respostas se unirão a outros dados, como indicadores socioeconômicos e fatores políticos recentes para, então, compor o desenho do cenário prospectivo para Goiás nos próximos 20 anos. O projeto deve ser concluído em março de 2018.
Influências
Dentro do que foi apurado no estudo prévio da Macroplan, Goiás já apresenta muitas perspectivas econômicas favoráveis a um desenvolvimento crescente e capaz de sustentar-se como um estado promissor. Entretanto, muitos fatores precisam ser considerados até 2038, que envolvem principalmente decisões governamentais, tanto a nível nacional como estadual.
Dois fatores farão grande diferença nas próximas décadas e serão imprescindíveis no futuro econômico de Goiás. Um deles é a forma como serão aplicadas as reformas adotadas pelo governo federal e o outro está relacionado às políticas públicas de atratividade de novos investimentos para Goiás.
Cenários competitivos
O estudo traçou uma linha cruzada entre estes dois fatores, gerando quatro cenários. No primeiro cenário, o país e o estado seguem juntos na melhor das perspectivas, adotando reformas nacionais promissoras e impulsionando as potencialidades goianas. Com isso, teremos o cenário da competitividade inclusiva, sistêmica e até acima da média.
No segundo cenário, apenas Goiás cumpre o seu papel de impulsionar as atratividades geoeconômicas, enquanto o país segue com reformas lentas. Este seria o cenário da competitividade com barreiras. O estado cresceria, porém de forma estimulada.
No terceiro cenário, o país conseguiria implantar as reformas importantes e seguiria um caminho com economia de mercado aberta, sem protecionismo, enquanto Goiás, não conseguiria impor seus atrativos de mercado. Neste cenário, prevaleceria uma competitividade declinante. Goiás cresceria, mas de forma lenta e poderia ser facilmente superado por outros estados.
E no último e pior cenário, se o Brasil mantiver a morosidade de reformas e Goiás não tiver atratividade de investimentos os goianos viveriam um cenário de decadência competitiva, em momentos de provável crise ou economia com menores chances de crescimento.

Contador: profissional do empreendedorismo sustentável

Sem o contador, as engrenagens do sistema econômico não giram, já que empreendedorismo e contabilidade são áreas afins, harmônicas e complementares. Essa relação com suas devidas implicações devem ser lembradas neste 22 de setembro, quando comemoramos o Dia do Contador. Goiás vem alcançando índices de crescimento econômico acima da média nacional e conta, para este desempenho, com a contribuição direta destes profissionais.  À frente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) nestes últimos anos, vejo de perto a atuação destes profissionais no setor de registro empresarial e o quanto isso implica, diretamente, no desenvolvimento de todo contexto econômico. Por detrás de uma empresa sólida e bem constituída, há sempre um profissional da contabilidade atuando na legalização, alteração cadastral e dando todo suporte para que as empresas cresçam de forma sustentável. Os registros contábeis, instrumentos de trabalho direto do contador, são fontes para a formação, decisão e segurança dos empresários, e fornecem subsídios para o cálculo de custos, ganhos de capital e cumprimento das obrigações. O processo de constituição de uma empresa envolve diversas dimensões, estratégicas e burocráticas, responsáveis pela segurança jurídica futura do negócio. Eis aí parte que o contador pode aconselhar com maestria. A empresa é um organismo...

Nova instrução de serviço

A instrução de serviço nº 02/2017 que dispõe sobre os procedimentos para protocolo, digitalização, envio, redigitalização, devolução e arquivamento de processos referente ao sistema SIGFÁCIL, se encontra disponível para download aqui.

Atenção!

Comunicamos aos senhores (as) usuários do Sistema RedeSim, que a Receita Federal retomou no final da manhã desta terça-feira (19 de setembro) os sistemas que suportam o Integrador Nacional da Receita Federal no país . O problema técnico foi totalmente sanado. Agradecemos a compreensão.

Receita Federal continua inoperante no Sistema RedSim

Atenção! Senhores (as) usuários do Sistema RedeSim, A Receita Federal informa que os sistemas continuam inoperantes em todo o País, na manhã desta segunda-feira (18 de setembro), devido a problemas técnicos. O problema já havia sido registrado na sexta-feira (15 de setembro). A Receita avisa que já estão sendo tomadas providências em caráter de urgência, para que os serviços sejam restabelecidos o mais rápido possível.

Sistemas da RedeSim estão inoperantes no país

A Receita Federal informa que os Sistemas RedeSim, estão inoperantes em todo o país devido a problemas técnicos. A Receita também avisa que já estão sendo tomadas providências em caráter de urgência, para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rápido possível.Agradecemos a compreensão.