A Juceg

A Junta Comercial do Estado de Goiás, é responsável por administrar e executar os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins, no Estado de Goiás, efetuando o registro de atos referentes à constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas mercantis, de naturezas jurídicas individuais, cooperativas, grupo de sociedade, de declarações de microempresas, empresa de pequeno porte e afins; fornecendo ao empreendimento personalidade jurídica após o seu registro.

 

 

Competências

Há 120 anos, testemunhando e participando do desenvolvimento de goiás.

A Junta Comercial do Estado de Goiás foi criada pela Lei nº 213 de 12 de julho de 1900. A criação do órgão ocorreu uma década depois da publicação do decreto que cria o registro de firmas ou razões comerciais (Dec. 916, de 24 de outubro de 1890).
As atribuições da Juceg estão estabelecidas na Lei Estadual no 7.351sx, de 30 de junho de 1971, e na Lei Federal no 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispõe sobre os Serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.    
Atualmente é um órgão vinculado ao Governo Federal através do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Serviço e subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI, órgão integrante à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio.

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), ao realizar o mapeamento de processos e construir o planejamento estratégico, assumiu o compromisso de aprimorar as práticas administrativas e institucionais a partir dos seguintes princípios:

Missão: Legitimar as atividades empreendedoras com segurança e agilidade, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás.

Visão: Ser referência nacional na legitimação das atividades empreendedoras.

Valores: Excelência, Agilidade, Segurança, Orientação, Meritocracia e Compromisso.

 

Perfil do Presidente

Euclides Barbo Siqueira

Nascido em Goiânia, egresso do ramo de educação e infraestrutura há mais de 30 anos, Euclides tem construído carreira de liderança em frentes importantes de mercado e representatividade empresarial, como as atuações na presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), na diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia, membro efetivo do Conselho da Cooperativa Sicoob Lojicred, presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).
E nos últimos anos fez parte do corpo de vogais da Juceg representando a classe empresarial, até receber o convite do governador Ronaldo Caiado para presidir a Autarquia. 

Durante sua atual gestão, Euclides tem trabalhado para que a Juceg ocupe a melhor colocação no Ranking de Integração da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). “No início da nova gestão, ocupávamos a 27º colocação. Com o apoio do governo, informatização e integração nos processos, conseguimos em poucos meses subir para o 7º lugar e agora recebemos essa excelente notícia, alcançamos a terceira colocação. Seguiremos firmes para manter um desempenho ainda melhor ao longo do ano”, destaca Euclides.